CONHECENDO O SANTO: SÃO COSME E DAMIÃO
Nascidos na cidade de Egeia, atualmente Ayas na Ásia Menor. Cosme e Damião foram irmãos gêmeos de uma família nobre, onde sua mãe Teodata, conhecedora da fé cristã, ensinou-lhes todos os preceitos e virtudes religiosas.
Os gêmeos estudaram a ciência e a medicina, tornando-se médicos famosos pela competência e pela caridade. Curavam doentes e animais sem cobrar por nada, exercendo os ensinamentos de Jesus Cristo e convertendo muitos adeptos para a fé Cristã.
Com a perseguição do imperador Diocleciano, o comportamento Cristão dos irmãos, os levou à prisão. Acusados de serem anargiras (avessos ao dinheiro), por praticarem feitiços para cura de doentes e propagarem o cristianismo. Foram obrigados a retratarem sua religião, porém não renunciaram a sua fé e foram mortos por desprezarem os deuses romanos.
São Cosme e São Damião são considerados padroeiros dos médicos, farmacêuticos e das faculdades de medicina. São comemorados na Igreja Católica em 26 de Setembro e no dia 27 de Setembro nas religiões afro-brasileiras, por ter sido popularizada a data do calendário Litúrgico Romano extraordinário.
Nas religiões afro-brasileiras, foram sincretizados com o Orixá Ibeji pelos negros, o Orixá-Criança que também são gêmeos e considerados divindades da dualidade, ligada ao nascimento de todas as coisas.
O culto a São Cosme e Damião sobrevive até os dias atuais, seja no catolicismo ou nas religiões afro-brasileiras, o dia 27 é comemorado com distribuição de doces e festas em todo o País.
Comentários
Postar um comentário