Filmes que abordam religiões afro-brasileiras


Selecionamos dez títulos mais expressivos de filmes, que abordam duas das principais religiões afro-brasileiras, a Umbanda e o Candomblé. Talvez você já tenha assistido algum filme citado, mas vale a pena conferir essas obras-primas, que nos fazem admirar e refletir cada vez mais nossa religião. Confira:

1 - O PAGADOR DE PROMESSAS
Depois de seu asno de estimação ter sido atingido por um raio, Zé do Burro faz a promessa de carregar nas costas uma imensa cruz de madeira até a igreja de Santa Bárbara. Porém, sua jornada acaba se tornando um pesadelo.

2 - JARDIM DAS FOLHAS SAGRADAS
O filme aborda a temática particular do candomblé e questiona a possibilidade de fugir do destino. A história gira em torno de Miguel que, após um drama pessoal, assume a administração de um terreiro.

3 - O AMULETO DE OGUM
A história é narrada pelo cego Firmino, um violeiro nordestino. No sertão, Maria leva seu filho Gabriel a um centro de umbanda, a fim de buscar proteção. O rapaz ganha um amuleto, capaz de gerar grande cobiça.

4 - BAHIA DE TODOS OS SANTOS
Salvador, Bahia, durante a ditadura de Getúlio Vargas. O marginal Tonio se envolve em um conflito entre grevistas e a polícia. Sua amante tenta afastá-lo dos companheiros, mas ele rouba seus pertences para ajudar os perseguidos. Insatisfeita, ela o denuncia, comprometendo-o politicamente.

5 - ATABAQUE NZINGA
Parte documentário musical sobre a cultura afro-brasileira e parte ficção que conta a história de Ana, uma jovem negra que busca um caminho novo para si como um modo de se libertar da amargura construída com as próprias tristezas e as tristezas de todos os africanos que vieram ser escravos no Brasil, passando pelo Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia, onde são apresentados diversos ritmos e grupos musicais e coreográficos.

6 - SANTO FORTE
Entre uma missa campal celebrada pelo Papa no Aterro do Flamengo e, meses depois, a comemoração do Natal, o documentário penetra na intimidade dos católicos, umbandistas e evangélicos de uma favela carioca. Cada um a seu modo, eles creem na comunicação direta com o sobrenatural através da intervenção de santos, orixás, guias ou do Espírito Santo.

7 - DANÇA DAS CABAÇAS – EXÚ NO BRASIL
Trazido pelos escravos com outros Deuses do panteão Yorubá, Exú foi colocado à margem e passou por um processo de demonização que se inicia na missão católica na África e se estende no período colonial brasileiro, onde seus atributos originais foram ocultados.

8 - CAFUNDÓ
João de Camargo (Lázaro Ramos) viveu nas senzalas em pleno século XIX. Após deixar de ser escravo ele fica deslumbrado com o mundo em transformação ao seu redor e desesperado para viver nele. O choque é tanto que faz com que João tenha alucinações, acreditando ser capaz de ver Deus. Misturando suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã, João passa a acreditar que seja capaz de curar e realmente acaba curando. Ele torna-se então uma das lendas brasileiras, se popularizando como o Preto Velho.

9 - BESOURO
Bahia, década de 20. No interior os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto, que segundo suas características não deveria voar. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.

10 - PIERRE FATUMBI VERGER: O MENSAGEIRO ENTRE DOIS MUNDOS
A vida, a obra, a trajetória e a carreira do fotógrafo e etnógrafo francês Pierre Verger, narradas através de depoimentos de amigos e admiradores, abordando a história de um estudioso que dividiu sua vida entre dois mundos distintos: o mundo moderno e europeu da Paris, cidade natal de Verger e o mundo exótico e africano da Bahia, cidade que se tornou o lar do francês por mais de cinquenta anos.


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