CONHECENDO O SANTO: NOSSA SENHORA APARECIDA


Nossa Senhora da Conceição de Aparecida, popularmente conhecida como Nossa Senhora Aparecida, foi proclamada Padroeira do Brasil em 16 de Julho de 1930 pelo papa Pio XI.

Em 12 de outubro de 1980, o Papa João Paulo II proclama o feriado nacional dedicado à Santa e a consagração do Santuário Nacional de Aparecida.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida, foi encontrada em 1717, época das capitanias hereditárias em que a escravidão no Brasil estava em alta. A imagem era completamente negra, devido ao material que fora feita, terracota, uma espécie de argila cozida.

Conta a história que três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, que motivados pela presença do Governante das Capitanias das cidades de São Paulo e Minas do Ouro, que estava de passagem pelo Vale do Paraíba. Foram solicitados para uma pesca fora de época, como não era tempo de peixes e não podiam contradizer o pedido, rezaram à Virgem Maria, solicitando que pudessem voltar à terra firme com fartura. Depois de diversas tentativas sem sucesso, na busca pelos peixes, lançam mais uma vez a rede, “pescando” o corpo de uma imagem. Curiosos, jogaram a rede novamente, “pescando” a cabeça, que se encaixava perfeitamente ao corpo. Após encontrarem a imagem, os pescadores tiveram êxito na pescaria.

A devoção à Santa se espalhou por todo país, atraindo cada vez mais fiéis, que recorriam a ela em busca de milagres.

“O fenômeno de Aparecida é impressionante. O número de romeiros cresce, cresce, cresce. Milhares de graças e milagres são relatados ano após ano. Por isso, uma nova basílica, bem maior, começou a ser construída em 1955 para acolher o numeroso fluxo de romeiros vindos de todo o país. Benedito Calixto, o arquiteto responsável pela obra, idealizou um edifício no formato da cruz grega. A igreja tem 168m de largura por 173m de comprimento. Suas naves chegam a 40m de altura e a cúpula central alcança 70m de pé direito. É uma obra impressionante. No dia 4 de julho de 1980, numa celebração eucarística solenemente conduzida pelo Papa João Paulo II, a Basílica de Nossa Senhora Aparecida foi finalmente consagrada. O santuário de Aparecida é a maior basílica do mundo dedicada à Maria Mãe de Deus.” ¹

Na Umbanda, Nossa Senhora Aparecida está sincretizada com o Orixá feminino Oxum, senhora das águas do doces, dos rios e cachoeiras. Está associada ao amor, a fertilidade, a riqueza e a beleza.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filmes que abordam religiões afro-brasileiras

Oni Ibeijada!