Oni Ibeijada!


A falange das crianças na Umbanda, conhecida como Ibeijada, é a manifestação da pureza, da inocência e principalmente da alegria. 
O termo Ibeijada deriva de Ibeji, Orixá-Criança, que está associado à dualidade, à infância. Regem a alegria, a inocência e a ingenuidade da criança. Na Umbanda, foram sincretizados com São Cosme e São Damião. 

A falange de Ibeijada é regida por um Orixá como qualquer outra, porém essa regência pode variar de acordo com cada vertente. Podemos encontrar a regência de Oxalá, de Xangô, Oxum e até mesmo Yori na Umbanda iniciática/esotérica.

Cada criança por sua vez, também corresponde a um Orixá, que podemos identificar através do seu nome. Exemplo: 

Mariazinha da Praia (Yemanjá), Pedrinho da Cachoeira (Oxum), Joãzinho das Matas (Oxóssi) e muitos outros. 

Suas cores são o azul, o rosa e o colorido (todas as cores, exceto o preto). Seu local de atuação na natureza são os Jardins ou os campos de forças dos Orixás regentes. As oferendas são sempre feitas com muitos doces, frutas e guaraná. O dia da semana correspondente a Ibeijada é o domingo.

No dia 27 de setembro é comemorado o dia de São Cosme e São Damião na Umbanda, os terreiros realizam giras festivas em louvor aos santos e às Ibeijadas. Nessa festa são oferecidos diversos tipos de doces, balas, pirulitos e bolos. Onde todos os médiuns e assistentes, participam desse banquete açucarado. 

O trabalho das crianças na Umbanda, está ligado à cura e ao desmanche de energias negativas. Trazem alegria para seus médiuns e para todos em sua volta, nos fazendo relembrar da pureza e da simplicidade que precisamos resgatar em nossos corações. As crianças são um símbolo de amor e de alegria. Resgatam no nosso íntimo, o desejo de felicidade através da nossa fé. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filmes que abordam religiões afro-brasileiras

CONHECENDO O SANTO: NOSSA SENHORA APARECIDA